Saturno natal na casa 5

por Hector Othon
Casa 5

A casa 5 é a saída da toca pessoal, onde já prontos, donos de si, dispostos, abençoados de talentos e habilidade nos dispomos a viver e compartilhar criatividade, charme, magnetismo e energia. Saturno nesta casa então vai ser uma espécie de Diretor de ator rigoroso e implacável para que a pessoa conquiste a perfeição e a maestria na sua forma de atuar na vida, usar seu poder pessoal e lidar com crianças ou a energia vital dos outros.

Criatividade

A pessoa com Saturno na casa 5 pode ambicionar se expressar criativamente, ter prazer, celebrar a vida no entanto tem dificuldade de se expor e curtir o que de bom e gostoso lhe acontece por medo, autossabotagem. Esta pessoa deverá saber que a alegria, o prazer, os esportes e as artes fazem bem a saúde, e assim escolher atividades recreativas que possa executar, mas como terapia que como diversão.

filhos e crianças
A pessoa pode anelar ter um relacionamento feliz com filhos e crianças no entanto pode se comportar de forma gelada, formal, careta com eles, se justificando com as tantas coisas que sempre tem a fazer. A pessoa deverá prestar atenção a como se relaciona com seus filhos e programar um tempo com eles que seja respeitado.

criança interior

Tendência a reprimir à criança interior, exigindo que ela se comporte como adulto. O primeiro movimento é conter, frear, dominar a própria energia. Quando vive-se isto inconscientemente torna-se auto-repressão quando se vive com consciência torna-se um movimento natural de domínio de si em busca da maestria. Assim a criança interior é acolhida, acarinhada e ensinada a agir com alegria, mas adequação e sintonia ao Eu espiritual.

Quando criança é suscetível às autoridades e às regras de bom comportamento. Os adultos naturamente entram no transe de canalizar Saturno para instruir a criança, especialmente os pais. O perigo é que a inconsciência, insensibilidade ou ignorância destes adultos possam encarnar Saturno com inadequação e assim machucar e traumatizar a criança. Em dependência deste histórico a pessoa terá desafios e curas a realizar quando adulto. O foco desta cura é recuperar a espontaneidade e a vitalidade pelos caminhos do bem e da arte.

A pessoa pode evoluir como estudiosa do comportamento infantil e se transformar em terapeuta, professora ou guia de crianças.

Filhos

Os filhos são mestres, constantemente ensinando, exigindo uma postura consciente, responsável e competente. Ser humilde e aprender com os filhos. Tentar ficar conscientes antes de entrar em contato com os filhos. Desenvolver a afetividade e a confiança.

Medo de gerar filhos, ou de ter problemas com eles. Saturno logo mostra que o relacionamento com filhos deve ser feito com muita responsabilidade e  cuidado. A pessoa pode sentir este chamado como inibição a ter filhos, mas também como um chamado a receber seus filhos como verdadeiros mestres que o ajudaram a se aprimorar, assentar e fortificar no papel de provedor, guardião e pai ou mãe.

Tendência a abandonar ou a ser rígido e conservador na educação de filhos e crianças. Quando a pessoa não tem sensibilidade desenvolvida para se relacionar com Saturno como mestre e guia, pode ficar receoso e ficar acanhado e até abandonar seus filhos. Ainda que estiver vivendo junto, se preenche de atividades de tal jeito que nunca tem tempo para os filhos. Neste caso o pai e a mãe devem batalhar cura, consciência e se programar de tal jeito que possam curtir os filhos e aprender com eles.

É possível que tenha filhos que o desafiem ou enfrente dificuldades para tê-los, ou que tenha que fazer importantes concessões pessoais a favor do seus filhos. Podem ter como filhos, almas de  vidas passadas que terminaram a vida em momentos difíceis de relacionamentos que terão seus reflexos nesta encarnação. Ai só resta ter paciência, aceitação e no amor resolver os desafios e as diferenças.

Habitualmente são pais de almas antigas com as quais deve-se agir com muita humildade e respeito, obrigando aos pais a serem cuidadosos no desempenho das suas funções. Filhos mestres ou pais.

Aprender a se relacionar com crianças com alegria.  Aprender a se divertir e a se soltar. No amor,  aprender a se valorizar.

Crianças

  • aprender a receber a criança interior afetivamente.
  • talento para professor, educador. Estar atento para não ser muito exigente ou rigoroso com crianças

Poder pessoal, magnetismo, vitalidade. Energia pessoal. Poder e brilho pessoal

Timidez em se expor. Saturno vai exigir, conhecimento de si e da cena. Maestria em atuar. Enquanto a pessoa não sentir esta segurança poderá se manifestar tímido. Em vidas passadas ele sofreu e fez sofrer pelo mal uso do poder assim nesta vida tem uma chamada de atenção que exige ser levada em conta antes de se permitir brilhar e usar o poder pessoal.

Freio aos impulsos criativos, à espontaneidade. Sentem a necessidade de observar o meio ambiente, com o propósito de se comportar adequadamente, fazem questão de serem aceitos.

Ambição de poder e liderança por intermédio da auto expressão e o desenvolvimento do magnetismo pessoal, sustentado no correto comportamento e uso dos talentos pessoais. Gosto pela política e o comando de negócios.

Em vez de reprimir-se conquistar o domínio equilibrado da energia pessoal.

Assumir responsabilidade pelas dificuldades que possa encontrar no caminho de realização pessoal, sejam internas (timidez, constrangimento, ansiedade, medo, desmotivação) ou externas (falta de ajuda, pai ausente ou castrador, dificuldades inesperadas).

Observar se está realizando talentos e potencialidades
A pessoa deverá estar atenta se está valorizando e realizando seus talentos e habilidades pessoais, que podem estar desvalorizados por exagerada autocrítica.

Para a pessoa a alegria, a jovialidade e o prazer da vida deverão ser conquistados com autoconhecimento.

Sexualidade. Magnetismo pessoal. Amantes

Tendência a reprimir a sexualidade. Se outras forças no mapa incitam a sexualidade ou a sensualidade pode criar-se uma tensão no exercício dos desejos.

Atitude responsável ante a sexualidade, e o uso do carisma pessoal. Estilo sóbrio.

Envolvem-se romanticamente com indivíduos mais velhos, maduros ou com status.

Romances que exigiram pesadas obrigações. Encontro com amantes, filhos de outras vidas em busca de harmonização e libertação de desentendimentos e desencontros de relacionamentos de outras vidas.

Se Saturno estiver sob tensão, desafios ou desilusão no amor e no prazer devido a necessidade de alcançar a maestria nestes assuntos de intimidade e sexo. O caminho de libertação é o autoconhecimento e o domínio consciente da kundalini.

Hobbies, recreação, diversão. Jogos. Esportes

Senso de grupo no esporte. Necessidade de cumprir regras e agir dentro do jogo. Aprimoramento técnico e preciosismo. Talento para técnico, educador, instrutor, professor.

Os hobbies das pessoas com Saturno na quinta casa podem estar bastante ligados ao trabalho. O prazer é permitido quando está garantido e seguro.

Se Saturno estiver bem aspectado, pode indicar organização e percepção da estrutura nas artes e música. Os negócios ou a carreira podem lidar com especulação, escolas ou lugares de diversão.

A pessoa com esta posição é boa investidora, corretora da Bolsa, do tipo conservador ou lucra com jogos. Repudia jogos ou se empenha em dominá-los.

Se Saturno estiver sob tensão, podem ocorrer perdas financeiras em investimentos especulativos ou jogos.

Reflexos nesta vida das vidas passadas

Do lado positivo:

Uso responsável e primoroso de talentos, dons e energia pessoal (segundo mostra o posicionamento do Sol) mesmo apesar de tentações corruptas e desafios ao nosso estilo pessoal.

Se poderoso nesta vida, não fez mal uso do seu status em vidas passadas. Isto permite usufruir na vida atual de um senso de responsabilidade intuitivo com o uso justo do poder pessoal e talentos, exemplo de comportamento. Pode alcançar posicionamentos de poder e responsabilidade na área de trabalho.

Os homens que fazem parte da vida da pessoa, (autoridades, pai, parceiros), exercerão sobre ela uma influência estabilizadora e protetora, ajudando-a a desenvolver talentos e poder pessoal e a expressá-los de forma generosa e humilde.

Apesar de possíveis contratempos no relacionamento com filhos e criações saberá encontrar soluções para os desafios e realizar a função de pai ou criador com amor e responsabilidade.

Do lado negativo:

  • Negligencia ou uso indevido de talentos e energia pessoal.
  • Pode vir com alguma deficiência estrutural ou sempre estar confrontando situações que o impeçam de expressar talentos e poder pessoal.
  • Investe desmedidamente no status social, poder e prazeres da vida em detrimento das outras áreas da vida.
  • Tem dificuldade para ascender socialmente, já seja por motivos internos de autossabotagem ou indiferença ou por circunstâncias externas.
  • Bloqueio da espontaneidade com tendência a frustração ou introspecção.
  • Tendência a se preocupar exageradamente com a opinião e aprovação dos outros.
  • Podem perceber que têm que se esforçar mais que os outros para atingir as mesmas metas.
  • Fez um mau uso do sucesso e poder pessoal.
  • Foi negligente na função pai ou criador. Filhos e crianças podem representar responsabilidade e trabalho o que pode demorar a vontade de te-los.
  • É possível que falte a figura paterna, ou que ela seja indiferente ao desenvolvimento do poder pessoal.
  • Excesso de preocupação com o cuidado dos filhos.
  • Atrair figuras masculinas (pai, marido, autoridades) exageradamente preocupados com o decoro, as regras, o status, impondo um estilo de relacionamento castrador da criatividade em nome da respeitabilidade.

Desafios:

Avaliar na sua vida se não está repetindo padrões negativos de vidas passadas nos assuntos da casa 5.

http://astrothonsaturno.blogspot.com.br/p/saturno-natal-na-casa-5.html