A chama se acende, a luz se apaga.
Quem tá fora quer entrar. Quem tá dentro não quer sair.
Exu chegou, é hora da ganga. Todos esperam a notícia que exu vem trazer. A pessoa amada de volta, o emprego, a prosperidade.
Quanta coisa exu tem que ouvir. Depois ainda vão dizer que eu sou o diabo.
Ah! Mas que mundo é esse?! O mundo em que vivi. Tanto tempo na Terra, não fiz metade do que me pedem pra eu fazer. Mas acham que exu é mal, sanguinário, atrevido.
Atrevido eu sou mesmo, mas não transgrido a lei e a justiça. Conheço as regras e sei qual é o meu lugar. Sei onde atuar.
No desespero das pessoas, exu entra em ação. Não há como negar que a intervenção de exu traz os benefícios para a vida. Mas nem sempre essa intervenção é da maneira que querem.
É preciso entender que não dá pra fazer tudo que me pedem, porque exu não é bobo, nem escravo dos desejos mundanos. Mas já estivemos encarnados e sabemos como vocês pensam.
Não digam que exu não ajudou. Quando ajudamos e vocês conseguem, não lembram de nós.
Exu não vem em Terra para ouvir agradecimentos. Mas poderia ser diferente, pois quando não conseguem atingir seus interesses, falam que exu não ajudou.
A verdade é revelada aos que estão preparados. Aqueles que não estão, ainda vão continuar me chamando de diabo.
Querem saber se exu é ser das trevas. Se é mal; se é enganador. Se vocês precisam de um ser humano encarnado para falar com exu, perguntem-se aonde é que está a maldade e a enganação.
Quando se tem um brilho no olhar, tudo que se vê também brilha, mas quando há o negro em seus olhos, dificilmente vão ver algo que não seja obscuro. O ser humano vê maldade em tudo. Por isso nós somos tão confundidos.
Sempre que me pedem alguma coisa, uma força é movida dentro de si. Um coração vazio move uma determinada força ao fazer-me um pedido. Essas forças acionam a lei de causa e efeito. Depois vão dizer que exu fez isto ou aquilo. Vão dizer até que damos e depois tiramos. Prestem atenção em seus erros e verão quem é o responsável por fechar seus próprios caminhos. E parem de pôr a culpa em nós, se são vocês mesmos os causadores das confusões no mundo. Nós só consertamos o que vocês destroem.
Quando se está diante de um exu, é preciso saber o que pedir. Exu somente aciona as forças existentes em vocês.
Exu vem para fazer o bem e ajudar. Jamais um exu vai querer se prejudicar em troca de uma garrafa de marafo. Não sejam ingênuos.
Os tabernáculos associam a imagem de exu ao diabo. Grande invenção da humanidade. Não se avalia o grau de adiantamento de uma entidade pela sua postura na Terra. Exu toma cachaça, fala palavrão; conversa de igual para igual. Mas não somos tão atrasados quanto pensam. Nem somos seres caídos nas trevas como imaginam.
Muito se fala, mas pouco se entende sobre exu. Para entendê-lo, é preciso abrir a mente e não se deixar dominar pelo medo, ou superstição.
Os antigos acreditavam que chamando exu, poderiam trazer a confusão para a vida de seus desafetos. O que acontecia, e acontece até hoje, é que agindo assim, se está causando a confusão em suas próprias vidas.
Chamar exu ou pombagira para satisfazer seus desejos de paixão, faz com que as forças criadas na sua mente sejam usadas para você. Logo, se os sentimentos são mesquinhos e egoístas, exu não vai julgar, mas sim ajudar, acionando seus recursos que o livrarão de dívidas cármicas.
Quando se está perturbado com uma paixão, é preciso esgotar essa perturbação. Muitas vezes, é necessário usar o remédio que há dentro do próprio ser para fazê-lo acordar para a realidade.
Não adianta trazer a pessoa amada como muitos pensam que fazemos, pois atuamos no campo das energias, e, em matéria de energia, tudo segue a lei de afinidade. Logicamente, não vamos transgredir a lei, e assim sendo, o veneno que há na mente humana, precisa ser ali mesmo esgotado. Senão, outras mentes compartilharão desse mal, gerando uma teia de relações cármicas, acionadoras da lei de causa e efeito.
O que lhe parece ser ruim, na verdade é a melhor coisa a ser feita, em muitos casos.
Não pensem que nos orgulhamos de dar o remédio amargo. Apenas cumprimos com o que é determinado, e por isso, é preciso lembrar que o seu juízo é a sua sentença.
Tudo seria mais simples se não fosse a maldade na Terra. Maldade esta, não de seus inimigos, mas de vocês mesmos. Os inimigos só podem prejudicá-los naquilo que vocês são frágeis.
Fala-se muito em inveja. Pergunte no que você é frágil e verás onde pode chegar a inveja. Da mesma forma, acontece com o trabalho feito, ou macumba.
Vejam suas fragilidades e verão que ninguém pode prejudicá-los mais do que vocês mesmos.
A orientação cristã que a maioria recebe se refere a um ser que foi jogado nas trevas e inferniza a vida de todos. Assim, vossas consciências se sentem mais tranquilas, não entendendo que o diabo está em suas ações e sentimentos. Como poderia alguém ser assim tão poderoso?! Pior ainda é compará-lo com exu.
O pensamento cristão do passado se confunde com o pensamento atual e todos que não estão preparados para a verdade, preferem confabular-se em vez de abrir os olhos para uma claridade que queima as vistas e arde na alma.
Por isso exu adentra à escuridão. Porque os olhos de muitos ainda estão desacostumados com a claridade. E não pensem vocês, encarnados, que estão isentos disso. O fato de viver na carne não os faz nem melhores, nem piores que os espíritos desencarnados, pois espíritos, todos nós somos.
Exú Fera em Fogo