por
Giancarlo Kind Schmid

Muitas das motivações que estão por trás de uma consulta de tarô levam a ampliar e desenvolver uma dinâmica especial quanto às interpretações. Alguns assuntos delicados requerem maior observação e sensatez ao serem explanados como é o caso dos temas sexualidade e gravidez.
Hoje é muito mais fácil abordar tais assuntos de frente, sem reservas ou preconceitos, uma vez que o mundo, acerca de duas décadas atrás, se viu forçado a reavaliá-los em
função da chegada da própria AIDS e da elevada liberação de informações sobre os temas (os veículos de comunicação utilizam muitos desses temas como carro-chefe, sabendo da curiosidade que o ser humano nutre em relação aos mesmos). Não é a toa que o tema “sexualidade” é o que mais rende milhões no mercado (através da internet, sexshops, vídeo pornografia, etc.).
O tarô por permitir diversas configurações e combinações simbólicas abre as portas para um vivo universo de interpretações. Embora a qualidade das abordagens dependa necessariamente da boa observação, intuição e familiarização com as lâminas, a grande habilidade de redimensionar a básica leitura dos arcanos é a chave para uma consulta que requeira cuidados na análise. Procurando encontrar vias de acesso no tarô quanto aos temas relacionados com a sexualidade e gravidez, desenvolvi alguns parâmetros:
1. O Mago – (o espermatozóide) – em geral representa a força fecundadora e criativa, a sexualidade pueril. A masturbação. Se sair junto à Papisa ou Lua, fico de olho em uma possível gravidez. É o símbolo infantil do pênis.
2. A Papisa – (o óvulo) – a virgindade, timidez, o puritanismo, o pudor, sexo convencional. Voyeurismo. Está ligada ao período de fertilidade da mulher. É o símbolo da vagina.

Os Amantes

Witch Tarot

3. A Imperatriz – sensualidade, prazer, sedução, princípio feminino ativo, ciclo menstrual. Confirma gestação ou gravidez. Fertilidade em alta.
4. O Imperador – natureza corpórea, virilidade, princípio masculino ativo, potencialidade sexual.
5. O Papa – moralismo que pode afetar o bom desempenho sexual. Sexo só no casamento. Acompanhamento médico durante a gravidez.
6. Amantes – relação direta com o amor, escolha do (a) parceiro (a), insegurança sexual. Relação com filhos, às vezes gêmeos.
7. Carro – impulso sexual, conquistas. Já vi casos do arcano sinalizar ejaculação precoce. Parto por cesariana.
8. Justiça – frieza sexual, desinteresse, equilíbrio ou moderação quanto ao apetite sexual. Já vi casos que essa lâmina sinalizou frigidez. Gravidez ou parto tranqüilo.
9. Eremita – baixo desempenho sexual, impotência, inferioridade que prejudica o rendimento sexual. Infertilidade. Também sexo seguro ou maduro. Demora em engravidar.
10. Roda da Fortuna – mudanças e busca de novas experiências sexuais, gang bang (sexo em grupo) ou swing. Ciclo de fertilidade alterado ou falsa gravidez.

A mulher grávida

Design by La Diosa Del Mar
11. A Força – magnetismo sexual, atração, excitação ou tesão. Refere-se ao estímulo da própria sexualidade.
12. O Pendurado – seqüelas físicas ou psicológicas que prejudicam a sexualidade. Masoquismo. Também está associado à sublimação da sexualidade. Problemas no parto, cordão umbilical enrolado na criança, dificuldades durante a gravidez.
13. A Morte – corte súbito da eficácia sexual, “morte” do desejo, medo da sexualidade. Pode prenunciar aborto.
14. A Temperança – sexo anti convencional, homossexualismo, sexo bizarro. Uso de medicamentos que aumentam o vigor sexual. Alquimia sexual. Aparelhos que estão ligados ao prazer. Inseminação artificial. Checar o lado hormonal.
15. O Diabo – compulsão sexual. Controle pelo sexo. Desejos e paixões. Magia sexual. Prazer exacerbado. Fetiches. Doenças venéreas. Sadismo. Taras. Gravidez ou parto problemático.
16. A Torre – Acidentes que afetam a sexualidade. Crise sexual. Perda da criança por algum acidente ou doença.
17. A Estrela – pureza sexual, nudez, reorientação sexual. Parto normal.

18. A Lua – confusão acerca da sexualidade. Medos ou receios de expor-se na relação. Concepção.
19. O Sol – sexualidade aberta. Consciência positiva do corpo. Confiança no seu desempenho. Criatividade sexual. Filhos, muitos filhos!
20. O Julgamento – nova trajetória sexual. Libertar-se das culpas sexuais. Gravidez tardia ou criança temporã.
21. O Mundo – sexualidade destituída de preconceitos. Fusão dos conceitos sexuais. Pode confirmar gestação.
22. O Louco – sexualidade precoce. Sexo “sem regras”. Imaturidade sexual. Tendência a parto prematuro.
Dentro de alguns exemplos que foram expostos, é importante considerar a combinação das lâminas. Uma lâmina sozinha pode confirmar ou dar importantes “pistas” quanto aos temas que devem ser analisados pormenorizadamente. A própria avaliação do tarólogo verifica-se como importante canal de visualização da resposta em relação às dúvidas do tema em questão. Refletir é primordial e experimentar novas ampliações nas interpretações. Sempre é preciso ter muito cuidado ao confirmar uma gravidez ou analisar um problema sexual do cliente. Com sensatez, o portal do saber se manterá sempre aberto!

agosto.09
Contato com o autor:
Giancarlo Kind Schmid: http://www.taroterapia.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores

http://www.clubedotaro.com.br/site/p55_1painel_sexualidade.asp